Pensando sempre no seu bem estar.

Endereço:

Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 230 - São José - Aracaju / SE

Novo tratamento contra artrose no Brasil

A artrose, é uma doença que atinge as articulações do corpo causando uma degeneração nas cartilagens e impedem que os ossos entrem em atrito. A artrose, também é responsável por causar danos a outras partes do corpo como: ligamentos, membranas e líquido sinoviais.

Quando essas cartilagens são comprometidas, o paciente sente dor e também há um inchaço no local, promovendo dificuldades de movimentação. A artrose, pode ocorrer em qualquer osso do corpo. Porém, são as mãos, coluna, quadris e joelhos que atinge com maior frequência. Essa doença não tem cura, conforme o tempo, o seu quadro tende a evolui.

O tratamento, consiste em focar nos sintomas, onde são recomendados o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Contudo, já existem tratamentos capazes de desacelerar a doença e amenizar esses sintomas. Além dos medicamentos, o paciente também precisa perder peso e melhorar a sua musculatura e fazer fisioterapia. Em alguns casos, até acupuntura.

A novidade que chegou ao Brasil, é uma técnica pouco invasiva e oriunda dos Estados Unidos, adotada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A subcondroplastia, pretende tratar a artrose específica do joelho, as falhas causadas pela doença são preenchidas com um material sintético e é absorvido pelo corpo. A partir daí, ocorre uma restauração da medula óssea, fazendo com que o osso volte ao normal.

Em entrevista ao Fala Brasil da TV Record, o Dr. Marco Demange, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, salientou que esse método, é extremamente eficaz em casos de sobrecarga e alteração no osso, que fica abaixo da cartilagem. Como sabemos, as lesões que ocorrem na medula óssea, são uma das principais causas de dor para quem tem artrose no joelho, e isso acarreta em um grande aumento para a necessidade de usar prótese.

Com esse novo tratamento da subcondroplastia, é possível evitar que o paciente seja obrigado a colocar uma prótese. Além de ajudar bastante no alívio das dores, comuns por causas das lesões ósseas, esse novo tratamento é realizado em alguns pacientes, que são acompanhados pelo IOT-HC-FMUSP.

Fonte: www.cirurgiadojoelho.com/blog

Cuidado com a saúde dos ossos dos 20 aos 50 anos

Entre todas as preocupações com a saúde e a aparência do corpo, os ossos costumam ser relegados a um segundo plano. Mas, como principal equipamento natural de sustentação do corpo, eles merecem ser alvo constante de atenções e cuidados ao longo de toda a vida – para garantir bem-estar duradouro e evitar maiores complicações na terceira idade.

“O pico de massa óssea se dá na terceira década de vida, na maioria das pessoas”, explica Marcelle Xavier, geriatra do Hospital Icaraí, em Niterói (RJ), e especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal Fluminense.”A partir de então, a densidade mineral óssea começa a cair progressivamente. Mulheres na pós-menopausa perdem entre 0,5% e 1,5% da massa óssea ao ano e precisam de atenção e cuidados mais intensivos.”

A razão para a saúde dos ossos preocupar mais às mulheres é simples: os hormônios femininos são importantes para fixar o cálcio, e a falta desse mineral é o que acaba enfraquecendo os ossos.

“No período do climatério (menopausa), é muito importante procurar o ginecologista para fazer um acompanhamento adequado e avaliar a necessidade de reposição hormonal; a partir daí, são recomendadas consultas anuais”, recomenda o ginecologista Renato Sá, membro da diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro.

Importância da fisioterapia traumo-ortopédica

A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. E nos casos de trauma traumatológico, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.

O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo.

São diversas as patologias tratadas, as mais comuns são:

• LER/DORT

• Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)

• Hérnia de disco

• Osteoartrose

• Tendinite

• Reabilitação pós fraturas

• Contraturas e estiramentos musculares

• Alterações posturais

• Lesões ligamentares

Objetivos da fisioterapia traumato-ortopédica

Prevenção:

Através de avaliações detalhada do paciente, podemos observar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia o que podem levar a futuras lesões e traumas como as fraturas. No âmbito ocupacional, o trabalhador esta exposto a movimentos repetitivos que gera uma lesão do sistema musculoesquelético devido à utilização excessiva e da falta de tempo para a recuperação. A fisioterapia traumato-ortopedica adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.

Reabilitação pós- lesões:

Algumas lesões não podem ser evitadas, podendo ocorrer em treinos específicos, uma competição e até mesmo na realização das atividades diárias, nesses casos a função da fisioterapia traumato-ortopedica é devolver o paciente ao seu ritmo de vida sem prejuízos a sua capacidade de realizar as suas atividades.

Reabilitação no pós-operatório:

Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia traumato-ortopedica possui um papel fundamental na reabilitação, acompanhando passo a passo a evolução do paciente. Intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e a hipotrofia. Deixando o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.

Os tratamentos são baseados em técnicas e protocolos específicos para cada patologia.

A fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado a saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.

Fonte: www.fioterapia.com

1
A Clínica Ortho Day agradece seu contato. Como podemos ajudar?Nos envie sua mensagem, responderemos assim que possível.
Nosso atendimento no whatsapp é de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Powered by